quinta-feira, 26 de junho de 2008

A Missa e os avisos

Infelizmente nas missas da matriz, vem ocorrendo uma situação desagradável e desrespeitosa – algumas pessoas que assistem à missa deixam seus lugares e vão embora quando o celebrante começa a dar os avisos.

Trata-se de um comportamento feio, e como já disse, desrespeitoso, não só para com o padre que está dando informações sobre as atividades e eventos que irão ocorrer, mas também para com o próprio Deus. Pode-se até argumentar que os avisos são repetitivos, e que já se sabe de cor os horários das missas... E daí, qual o problema? Será que esperar mais 5 minutos faz tanta diferença assim? O padre dá os avisos para informar a comunidade, e vale lembrar que algumas pessoas são novas na paróquia e desconhecem os horários das missas e das outras atividades que são lembradas neles. Portanto, os avisos têm de ser dados.

O desrespeito para com Deus já se explica por si só. A missa só acaba quando o sacerdote celebrante deixa o altar, após a bênção final. Até então, a missa não chegou ao fim. Quem deixa a igreja durante os avisos, além de sair antes do fim da missa, sai sem receber a bênção de Deus dada através do sacerdote. Será que isso é pouco importante? Lembro que durante a missa quem celebra é o próprio Cristo, pois o celebrante age in persona Christi, na pessoa de Cristo. Vale a pena sair durante os avisos, antes da bênção final?

Àqueles que têm esse péssimo hábito, que procurem exercer as virtudes da paciência, ao esperar até o fim da missa, e da caridade, de respeitar a presença do sacerdote no altar.

O Vigário

Nenhum comentário: