sexta-feira, 1 de maio de 2009

Comunidade celebra primeira comunhão com entusiasmo

Na manhã do domingo 26 de Abril celebrou-se a primeira comunhão de Amanda, Gabriel, Igor, João, Júlia, Taise, Victor e Yago. Depois de um ano de preparação, as oito crianças (ou adolescentes) com idade entre 8 e 13 anos concluiam a catequese de dois anos para a primeira comunhão na celebração da Missa às 9 horas da manhã, ministrada pelo Pe. João Novais. Com a participação atenta da comunidade, Pe. João fez uma homilia dirigida especialmente às crianças mas de grande proveito para toda a comunidade, com conselhos úteis para a vivência em comunidade.

Ambientando todos os fiéis ao período litúrgico em que vivemos (da Páscoa ao Pentecostes), Pe. João fez uma orientação no sentido de não viver egoisticamente, procurando apenas os próprios interesses e os bens materiais, mas sim viver o testemunho de seguidores de Cristo. E como se faz isso? Não apenas com palavras, mas sobretudo com a prática da Palavra, pois esta sim convence.

Insistiu de que não se viva um cristianismo só de palavras, mas de testemunho e bom exemplo. E mesmo assim, quando se deparassem com alguma pessoa que não consigam dar testemunho, não cometam o erro de julgá-lo eu rejeitá-lo, mas em vez disso acolham os fracos, para que possam mudar de vida.

Citando a leitura da Primeira Carta de São João lida no dia, pediu às crianças que não se esquecessem de sua condição de batizados. "Não pequeis", mas se em razão da fraqueza humana acontecer a queda tenham confiança de que temos um advogado, Jesus Cristo.

Por fim, aconselhou em torno dos mandamentos evangélicos de amor a Deus sobre todas as coisas e ao próximo Cristo nos amou.

Seguindo a celebração eucarística, houve a confirmação das promessas do batismo e a consagração a Nossa Senhora. Durante toda a celebração foram entoadas músicas com temas que promoviam o momento único na vida das crianças.

Por ocasião do encerramento da celebração, as crianças e adolescentes foram exortadas a continuarem a caminhada de fé na Igreja através da Infância Missionária, participando das reuniões que ocorrem todas as quartas-feiras das 15h30 às 16h30. O pároco concluiu agradecendo a todos os que tornaram possível aquele momento.

Sobre a preparação para o Sacramento
A preparação para o sacramento da Eucaristia é um trabalho de evangelização e catequese para crianças de nossa comunidade. Em geral, procuram a paróquia os pais de crianças que não dispõem desta formação nas escolas em que estão matriculadas. Outra característica é residirem no território paroquial.

A preparação se dá durante um ano, com aulas semanais com duração de uma hora e meia, mas com o complemento de mais uma hora integrado aos trabalhos da Infância Missionária. Além disso, as crianças têm a experiência de serviço assumindo a liturgia da Missa das 9 horas da manhã no primeiro domingo de cada mês.

A frente dos trabalhos da preparação estão Cecília Ferraz e Terezinha Nogueira, e da Infância Missionária estão Dinane e Fátima.

Nenhum comentário: