quarta-feira, 3 de junho de 2009

O Papa - Vigário de Cristo

Autor: Seminarista Eduardo da Costa, LC*
Fonte: Pastoralis

O Papa recebe muitos títulos que, de uma forma ou de outra descrevem o seu ministério petrino. Entre eles estão: Bispo de Roma, Sumo Pontífice, Sucessor de São Pedro, Primaz da Itália, etc. Mas talvez o título que melhor descreve a sua missão de sucessor do Príncipe dos Apóstolos é o de Vigário de Cristo.

Muitas vezes, escutamos esta expressão, mas qual é o seu significado e origem? Pois bem, comecemos pela etimologia. Vigário é uma palavra de origem latina que provém de “vicarius”, e significa em termos gerais "aquele que faz as vezes de outro". Durante o Império Romano, no tempo de Dioclesiano e Constantino, vigário era o representante máximo do imperador em uma certa região administrativa ou província que era chamada pelos romanos de "Diocese".

Na Idade Média, com a queda do Império Romano, este título passou a ser usado pelo Papa, como representante do poder espiritual e como aquele que faz as vezes de Cristo na terra. Porém, como se justifica que tal titulo seja atribuído ao Papa, qual é o seu fundamento bíblico?

Para poder responder a esta pergunta, temos que ambientar-nos no contexto cultural judeu do tempo de Cristo e descobrir toda a profundidade das suas palavras em Mt 16, 17-19: "Bem-aventurado és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi carne ou sangue que te revelaram isto, e sim o meu Pai que que está nos céus. Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei minha Igreja, e as portas do Inferno nunca prevalecerão contra ela. Eu te darei as chaves do Reino dos céus e o que ligares na terra será ligado nos céus, e o que desligares na terra será desligado nos céus.". Cristo, nesta passagem, nomeia Pedro seu Vigário. Ao mesmo tempo que evoca uma profecia de Isaias, onde o Rei Ezequias remove as chaves da casa de Davi de Shebna e entrega ao seu novo sucessor Eliacim (Is 22, 22): "Porei sobre os seus ombros a chave da casa de Davi: quando ele abrir, ninguém fechará; quando ele fechar, ninguém abrirá.". Vejamos como esta profecia nos pode ajudar a compreender melhor estas palavras de Nosso Senhor e o significado das “chaves”.

Em primeiro lugar, recordemos que São Mateus escrevia o seu evangelho a um público judeu, que esperava a vinda do Messias para restaurar o reino davídico e liberar Israel do julgo romano. Isso explica porque neste evangelho, Jesus é apresentado como “Rei”. Esta palavra, por exemplo, aparece 17 vezes, direta ou indiretamente relacionada a Cristo, e a palavra “Reino” aparece 51 vezes. Sem dúvida, o evangelista Mateus quer nos ajudar a abrir os olhos a uma realidade importante.

Eliacim (Cf. 2Re 18, 37) é o mordomo ou vizir do reino de Israel e Judá. Como de costume naquele tempo, todos os reinos possuíam um cargo administrativo análogo ao atual primeiro-ministro que conhecemos hoje. Basta recordar também outra passagem do Antigo Testamento onde o Faraó constitui José administrador de todo Egito (Cf. Gn 41-47) e lhe confere todo poder exceto o seu próprio trono.

No reino de Israel não era diferente. Aquele que exercia este cargo levava como símbolo as chaves do reino, que representavam o poder do rei delegado a este funcionário real. No caso do Egito o símbolo era um anel. Nenhum judeu que escutasse estas palavras de Is 22 ou de Mt 16 ficaria confundido, muito pelo contrário. Cristo, sendo da linhagem de Davi (Mt 1, 1), é o sucessor legítimo do seu trono. Ele está estabelecendo o seu reinado messiânico, e evoca esta passagem para designar o seu vigário.

O episódio de José também ilumina as palavras de Cristo em Mt 16. José foi escolhido pelo Faraó a causa de uma revelação divina. Também Cristo escolhe Simão por ter revelado a sua natureza divina "Tu es o Cristo, Filho do Deus Altíssimo". Paralelamente como José recebe um novo nome do Faraó para a sua nova incumbência, também Cristo, para significar a nova missão de Simão, lhe chama Pedro, "pedra", firme na fé como uma rocha para confirmar a todos os seu irmãos (Jo 21,15-17).

As chaves no contesto bíblico de Is 22 e Mt 16 são símbolo de autoridade jurídica e doutrinal. Cristo é o detentor das chaves do Reino dos céus (Ap 3, 7-8) e, em Mt 16 as delega a Pedro, seu vigário. Um oráculo do Senhor anunciava que Eliacim receberia a autoridade do reino de Israel. Assim também no Novo Testamento, Cristo, fundando o seu Reino, confere a Pedro a autoridade para guiar visivelmente o povo da nova aliança.

Muitos aceitam que Cristo tenha conferido tal poder a Pedro. Porem, que dizer dos 264 papas que já sucederam a Pedro na sua cátedra. Também o atual Papa, Bento XVI, possui o poder das chaves?

A exemplo do reino de Israel e do Reino do Egito, vizir se tratava de um cargo, e caso estivesse vacante, um novo deveria ser eleito. É como se morresse o presidente do Brasil, todos nos preocuparíamos de imediato para que um novo presidente fosse eleito e continuasse a representar e governar o nosso país.

Cristo restaura o reino davidico e restaura também o ofício de vizir, e faz de Pedro sucessor de Eliacim. Evidentemente que Cristo, ao eleger Pedro como o seu vicário, não esperava que com a morte do apóstolo no ano 64 da nossa era, desaparecesse o cargo. Pelo contrário, à medida que a Igreja crescia e se expandia, mais importante se tornara tal ministério, e não o oposto.

A autoridade das chaves, portanto, continua a ser exercida pelo Papa. Assim como Moisés foi eleito para guiar o povo de Israel, entregar os mandamentos da Lei de Deus e interpretá-los, igualmente Pedro possui a autoridade para guiar o povo da nova aliança. Moisés recebeu uma revelação divina no monte Sinai e foi infalível no seu ensinamento, sentado sobre a sua cátedra julgando o povo e interpretando a lei, ofício que continuava no tempo de Cristo (MT 23, 1-3). Da mesma forma hoje o Papa, desde a cátedra de Pedro continua a ensinar e guiar o povo de Deus.

Tanto os israelitas da antiga aliança como os católicos, povo da nova aliança, reconhecem a autoridade da Sagrada Escritura e da Tradição legitimamente representada no Papa e no magistério. Ambos reconhecem uma hierarquia, e possuíam uma hierarquia antes de possuir a Sagrada Escritura (Antigo e Novo Testamento foram autoritivamente recoletados em cânones). Ambos reconhecem o caráter sucessivo do ofício autoritativo de ensinar.

O Papa, Vigário de Cristo, exercitará sempre a autoridade das chaves assistido pelo Espirito Santo, e será sempre sinal visível da unidade cristã e da promessa de Cristo de acompanhar a sua Igraja até o fim dos tempos (Mt 28, 20).

* Eduardo da Costa é Estudante do 4º ano de Filosofia em Roma e é tutelado pelo Pe. Adilson Marques, LC

12 comentários:

Anônimo disse...

Estaria tudo correto, conforme a analise, se, a Biblia Sagrada não estivesse falando do Espirito Santo como aquele que ficaria em lugar de Jesus Cristo, que era o Emmanuel, "DEUS Conosco". Por isso em João 14.16 Jesus diz que rogaria ao Pai e Ele nos daria OUTRO consolador (termo grego allon que significa outro da mesma especie), para que fique conosco para sempre.

Karol disse...

Papado

Pedro apontou para o Senhor Jesus como a pedra angular da igreja.
Ele é a pedra que foi rejeitada por vós, os edificadores, a qual foi posta como pedra angular.At 4.11;
E, chegando-vos para ele, pedra viva, rejeitada, na verdade, pelos homens, mas, para com Deus eleita e preciosa, vós também, quais pedras vivas, sois edificados como casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais, aceitáveis a Deus por Jesus Cristo. Por isso, na Escritura se diz: Eis que ponho em Sião uma principal pedra angular, eleita e preciosa; e quem nela crer não será confundido. E assim para vós, os que credes, é a preciosidade; mas para os descrentes, a pedra que os edificadores rejeitaram, esta foi posta como a principal da esquina,1 Pe 2.4-7

Pedro afirmou sua posição de igualdade com os demais presbíteros. 1 Pe 5.1

Pedro aconselhou que ninguém se colocasse como primazia sobre as igrejas. 1 Pe 5.2-3

Igreja

A sucessão apostólica não é bíblica – a Igreja é apostólica por ser edificada em sobre Cristo, que é o fundamento dos apóstolos (e não sobre os apóstolos) Ef 2.20; 1 Co 3.11

A salvação não está vinculada a nenhuma igreja, mas à fé em Jesus Cristo. Jo 3.36; 5.24; 6.47; At 10.43; Rm 3.24; Ef 2.8-9; 1 Ts 5.9

Paulo Peregrino disse...

Não posso levar em consideração tão fracos argumentos sobre a posição papal, com relação a frase de Jesus:sobre esta pedra edificarei a minha igreja...(Mt.16:18),está diretamente relacionada a resposta:Tu és o Cristo, o Filho do Deus Vivo, não diretamente a Pedro, seria como Jesus dizer:tão certo como 2+2 são 4,ou, tão certo como tú és Pedro;Eu sou o Filho do Deus Vivo. ...e sobre esta pedra( o Filho do Deus Vivo, não Pedro)edificarei a minha igreja.

Anônimo disse...

Caro colega, solicito que assista este vídeo para maiores detalhe sobre o assunto pois Deus não deixou
este senhor como representante de Deus aqui na terra.
http://www.youtube.com/watch?v=QICiaZTE4lM&feature=endscreen
Assista até o fim depois por favor envie um e-mail para tirar a minha dúvida. jjjf1@hotmail.com

prefiro ser um servo do Deus Altíssimo, do que ter títulos dados por homens disse...

CONCORDO EM GÊNERO, NÚMERO E GRAU COM O SENHOR PAULO PEREGRINO. POIS JESUS ESTAVA FALANDO DELE E NÃO DO APÓSTOLO. POIS JESUS SEMPRE FALOU QUE A GLÓRIA E PODER DO PAI, JAMIS SERIA DADA A OUTREM. NEM A PEDRO( QUE FOI UM SERVO FIEL0 NEM À NENHUM PAPA9 QUE NÃO VIVE E NUNCA VIVEU EM SANTIDADE. ESTUDEM AS CRUZADAS, INQUISIÇÕES E VERÃO, QUE OS PAPAS NÃO SÃO CRISTÃOS, POIS NÃO FAZEM A VONTADE DE DEUS.ISSO É MAIS UM TIPO DE BLASFÊMIA, QUE NO MOMENTO CERTO DEUS PEDIRÁ CONTA.

Anônimo disse...

Gente burra essas acima....não leem a bíblia em sua língua original e por isso interpretam a Sagrada Escritura de acordo com seus asneiros pensamentos! Pedro foi o primeiro dos apóstolos a quem Deus confiou sua Igreja...seus sucessores legítimos, escolhidos pelos primeiros pais na fé carregam esse múnus paternal e governante na Igreja. Se não querem ver ou não gostam disso, sentimos muito!

Unknown disse...

Aqui esta o fundamento a palavra de Deus diz para não fazer IMAGEM de ESCULTURA e não ADORAR ou VENERAR ou CULTUAR como voce não quer enxergar, só não tem fundamento pra quem não quer enxergar, a BÍBLIA REPROVA todos esses atos de ultos a ÍDOLOS, e quando cultua-se ÍDOLOS da-se onome de ÍDOLATRIA, culto a deuses pagãos,APOCALIPSE CAPÍTULO 22 VERSÍCULO 15 diz que os idólatras não herdarão o reino dos CÉUS ficarão de fora, este é um dos fundamentos.

Unknown disse...

Aqui esta o fundamento a palavra de Deus diz para não fazer IMAGEM de ESCULTURA e não ADORAR ou VENERAR ou CULTUAR como voce não quer enxergar, só não tem fundamento pra quem não quer enxergar, a BÍBLIA REPROVA todos esses atos de cultos a ÍDOLOS, e quando cultua-se ÍDOLOS da-se onome de ÍDOLATRIA, culto a deuses pagãos,APOCALIPSE CAPÍTULO 22 VERSÍCULO 15 diz que os idólatras não herdarão o reino dos CÉUS ficarão de fora, este é um dos fundamentos. Se Pedro foi o primeiro pontífice da de Roma como Pedro tinha uma sogra ja que o pontifice de Roma não pode ter mulher, esta em evangelho de Lucas capítulo 4 versículo 38 e 39. A Bíblia não mente, quem é mentiroso ´´e o diabo pai da mentira, acredite nele se voces quiserem é um direito de voces, Deus deu o livre arbítrio a todos. Em apocalipse fala tambem do calice de ouro que esta lá no Vaticano enfeitada com ouro e pedras preciosas escrito a 2000 anos atras, voces acham isso coicidência, então vai lá em apocalipse capítulo 17 versículo 4, falando do vaticano e seu pontífice, vaticano é considerada a grande BABILÔNIA mae das prostituições, feitiçarias idolatrias e etc...

Anônimo disse...

e oq falar da inquizição papal, onde foi de autoria e ordenaria matar todos que não fossem de de suas doutrinas, eu ouço dizer que foi considerado caças as bruxas , mais foram mortos muitos inoscentes inclusive cristãos foram mortos, ai vem os mandamentos de Deus um deles cita NAO MATARAS, olhando bem nao foi isso que o papa fez e mais cade o LIVRE Arbitre-o, nao respeitaram o direito de escolha das pessoas na inquisição, mataram todos brutalmente em praças publicas no fogo. Deus ama todos nós ele não ama o pecado. Sobre imagens esculturas , a biblia e clara nao prestais culto e nem te prostaras diante delas. e sobre o crucificcio que os catolicos andam por ai isso com jesus pregado la, isso e uma afronta do diabo, pq se coloque num lugar de pai ou mae vcs gostariam de ver pessoas na qual seu filho morreu por elas andarem com a imagen de seu filho num crucificcio , sabendo que ali foi derramado sangue inoscente um bandido foi liberto pro seu filho morre la, , amados vc nao ia querer ver as pessoas na qual seu filho deu a vida andarem no peito a cruz e a imagen do seu filho , ta com duvidas faz uma montagem no computador coloca a foto do seu filho insanguentado como jesus e anda pelos lugares com ele aposto que vc ira chora vc nao vai aguentar ficar olhando a foto do seu filho daquela forma, resumindo Jesus reviveu venceu a morte aquele crucificsos nao existe mais so a vitoria, os catolicos pararam no crucificcos , mais os evangelicos, passaram disso viram o retorno de jesus. amem glórias ao unico e suficiente salvador ninguem vai ao pai se nao por ele, e se tiver que contar seus pecados vai ao seu quarto a joelhesse e arrependa-se pra jesus , não precisa entra em confecionario catolico ate pq a pessoa que tiver te escultando possa ser mais pecadora que vc.

Anônimo disse...

e oq falar da inquizição papal, onde foi de autoria e ordenaria matar todos que não fossem de de suas doutrinas, eu ouço dizer que foi considerado caças as bruxas , mais foram mortos muitos inoscentes inclusive cristãos foram mortos, ai vem os mandamentos de Deus um deles cita NAO MATARAS, olhando bem nao foi isso que o papa fez e mais cade o LIVRE Arbitre-o, nao respeitaram o direito de escolha das pessoas na inquisição, mataram todos brutalmente em praças publicas no fogo. Deus ama todos nós ele não ama o pecado. Sobre imagens esculturas , a biblia e clara nao prestais culto e nem te prostaras diante delas. e sobre o crucificcio que os catolicos andam por ai isso com jesus pregado la, isso e uma afronta do diabo, pq se coloque num lugar de pai ou mae vcs gostariam de ver pessoas na qual seu filho morreu por elas andarem com a imagen de seu filho num crucificcio , sabendo que ali foi derramado sangue inoscente um bandido foi liberto pro seu filho morre la, , amados vc nao ia querer ver as pessoas na qual seu filho deu a vida andarem no peito a cruz e a imagen do seu filho , ta com duvidas faz uma montagem no computador coloca a foto do seu filho insanguentado como jesus e anda pelos lugares com ele aposto que vc ira chora vc nao vai aguentar ficar olhando a foto do seu filho daquela forma, resumindo Jesus reviveu venceu a morte aquele crucificsos nao existe mais so a vitoria, os catolicos pararam no crucificcos , mais os evangelicos, passaram disso viram o retorno de jesus. amem glórias ao unico e suficiente salvador ninguem vai ao pai se nao por ele, e se tiver que contar seus pecados vai ao seu quarto a joelhesse e arrependa-se pra jesus , não precisa entra em confecionario catolico ate pq a pessoa que tiver te escultando possa ser mais pecadora que vc.

Anônimo disse...

e oq falar da inquizição papal, onde foi de autoria e ordenaria matar todos que não fossem de de suas doutrinas, eu ouço dizer que foi considerado caças as bruxas , mais foram mortos muitos inoscentes inclusive cristãos foram mortos, ai vem os mandamentos de Deus um deles cita NAO MATARAS, olhando bem nao foi isso que o papa fez e mais cade o LIVRE Arbitre-o, nao respeitaram o direito de escolha das pessoas na inquisição, mataram todos brutalmente em praças publicas no fogo. Deus ama todos nós ele não ama o pecado. Sobre imagens esculturas , a biblia e clara nao prestais culto e nem te prostaras diante delas. e sobre o crucificcio que os catolicos andam por ai isso com jesus pregado la, isso e uma afronta do diabo, pq se coloque num lugar de pai ou mae vcs gostariam de ver pessoas na qual seu filho morreu por elas andarem com a imagen de seu filho num crucificcio , sabendo que ali foi derramado sangue inoscente um bandido foi liberto pro seu filho morre la, , amados vc nao ia querer ver as pessoas na qual seu filho deu a vida andarem no peito a cruz e a imagen do seu filho , ta com duvidas faz uma montagem no computador coloca a foto do seu filho insanguentado como jesus e anda pelos lugares com ele aposto que vc ira chora vc nao vai aguentar ficar olhando a foto do seu filho daquela forma, resumindo Jesus reviveu venceu a morte aquele crucificsos nao existe mais so a vitoria, os catolicos pararam no crucificcos , mais os evangelicos, passaram disso viram o retorno de jesus. amem glórias ao unico e suficiente salvador ninguem vai ao pai se nao por ele, e se tiver que contar seus pecados vai ao seu quarto a joelhesse e arrependa-se pra jesus , não precisa entra em confecionario catolico ate pq a pessoa que tiver te escultando possa ser mais pecadora que vc.

Anônimo disse...

JEsus veio pra ser o nosso advogado para com Deus... ou é o papa ???

a biblia diz qe todos nos somos pecadores... como pode um pecador(papa) perdoar pecados ???

conheceis a verdade, e a verdade vos libertará irmão. nao seja blasfemio com Deus, não atribua o milagre qe vc recebei ao seu santo. a palavra de Deus diz qe ele nao da a sua gloria a ninguem... vc nao pode servir a dois senhores. jesus preparou seu apostolos 3 anos para enviarem ao mundo para pregar e ensinar o evangelho.