Um novo movimento está sendo integrado à nossa paróquia: é a Comunidade Nossa Senhora da Esperança (CNSE), fundada no Brasil em 2003 pela Dona Nancy Mocau com alguns colaboradores. A fundadora é viúva do Sr. Pedro Moncau, e juntos trouxeram ao país em 1950 o Movimento das Equipes de Nossa Senhora. O movimento havia sido criado três anos antes pelo Pe. Henri Caffarel, que atualmente passa por processo de beatificação e canonização no Vaticano.
A razão de ser da CNSE é o desenvolvimento espiritual e religioso de viúvos, viúvas e pessoas sós. Frente a estas pessoas, tem por objetivo evidenciar a infinita misericórdia de Deus, presente em cada coração. Por isso, o movimento é Cristocêntrico, tendo Maria como madrinha, para que cuide da caminhada de todos os filhos e filhas.
Como carisma está a espiritualidade do viúvo, viúva e pessoa só, e consiste em procurar viver todas as exigências cristãs. Sua mística é o auxílio mútuo, mostrando-lhes que ninguém está só, e que podem contar com o carinho e a ajuda recíproca de todos os que fazem parte do movimento.
Conforme metodologia própria, cada equipe é formada por oito a 12 membros além do responsável pelo grupo e um conselheiro(a) espiritual. As reuniões têm temários próprios e são realizadas mensalmente nas residências de cada participante.
A estrutura hierárquica da CNSE é própria, isto é, não depende da estrutura paroquial, mas atua paralela a ela em cooperação. Sua estrutura hierárquica situa-se no âmbito nacional com estrutura orgânica própria, onde existe um dirigente nacional e coordenadorias regionais e locais.
As atividades estão sendo promovidas em nossa paróquia sob coordenação do casal Gracinha e Marcos, membros do Movimento das Equipes de Nossa Senhora, a convite do Pe. João Novais. Os telefones para contatá-los e obter outras informações são o 3227.0040 e 8802.3603.
quarta-feira, 28 de outubro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário