sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Campanha “Não Matarás”

Infelizmente já não causa mais espanto a quase nenhum recifense, a notícia de que nossa cidade é a mais violenta do país. Cada dia que passa vemos os números da violência tornarem-se cada vez maiores, e rezamos sempre para que nada de mal ocorra conosco ou com nossa família.

De acordo com dados do PEbodycount (http://www.pebodycount.com.br) no dia 30-10-08 (dia em que estas linhas foram escritas), 30 pessoas foram assassinadas no Recife - o que no ano perfaziam um total de 3636 pessoas. São números de uma guerra que não se vê, mas cujas vítimas aparecem todos os dias...

Por que se mata tanto em nossa cidade? Por que a vida humana parece cada vez mais ter menos valor? Não são questões fáceis de serem respondidas. Devemos levar em consideração variáveis de ordem moral, ética, social, antropológica, econômica, política, dentre tantas outras. O que precisamos agora, urgentemente, é passar a valorizar mais a vida humana.

Com a intenção de sensibilizar o maior número de pessoas e de organizações governamentais e não-governamentais em relação ao tema homicídios no âmbito do Estado de Pernambuco e contribuir para a construção da cultura da vida em nossas cidades, foi lançada no dia 17 de outubro em nossa Arquidiocese a campanha “Não Matarás”. Realizada pela Pastoral da Saúde da Arquidiocese de Olinda e Recife em parceria com o PEbodycount, a campanha se estenderá até o dia 16 de novembro.

Que esta iniciativa possa trazer bons frutos para todos, já que a violência não faz distinção de pessoas, e que todos nós, da forma que pudermos, nos empenhemos em promover a paz. Como o próprio Jesus disse: “Bem aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus” (Mt 5,9)

B.M.

Nenhum comentário: