sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Terminado o Sínodo dos Bispos

Após 21 dias de trabalho e muitas reuniões, os padres sinodais aprovaram e publicaram a lista com as Propositiones que serão apresentadas ao Papa Bento XVI. Foram 55 no total e por vontade do Papa, foram publicadas numa versão italiana não oficial. É a partir dessas Propositiones que Bento XVI irá escrever a Exortação Apostólica Pós-Sinodal – documento solene que encerra oficialmente o Sínodo.

A lista está dividida em três capítulos. Após uma introdução, que engloba duas proposições, o primeiro capítulo tem como título “A Palavra de Deus na fé da Igreja” (3-13). O segundo capítulo da “Palavra de Deus na vida da Igreja” (14-37); e o último trata da “Palavra de Deus na missão da Igreja” (38-54). O documento é concluído com a última proposição, “Maria Mater Dei et Mater fidei”.

Segundo a Rádio Vaticano, as proposições dirigem uma palavra particular aos estudiosos do texto bíblico: os exegetas, que "devem ter em conta, como teólogos, que a Palavra tem uma dimensão ulterior que não pode ser esgotada com a mera pesquisa filológica, histórico-crítica, mas que exige outro itinerário, outra abordagem, que está no espírito de Deus".

Em termos de liturgia, se abre estrada à elaboração de um "diretório homilético", e se pede que as Sagradas Escrituras ocupem um lugar visível nas Igrejas. Além disso, se deseja que o papel dos leitores seja estudado e aprofundado;

O papel da mulher na família e na catequese, assim como na promoção do conhecimento da Bíblia, recebe menção especial. Quanto ao papel da mulher, a inovação é de um crescente reconhecimento de seu imprescindível papel na transmissão da fé, e de seu lugar na Igreja;

O ecumenismo tem seu lugar de destaque, assim como, nesse contexto, a importância do diálogo com os judeus "a partir da plataforma do Antigo Testamento" e com os muçulmanos, "centrado no elemento comum do único Deus";

Em situações de conflitos étnicos e de tensões inter-religiosas, as proposições pedem o empenho dos católicos na construção de "pontes de diálogo para construir uma sociedade mais harmoniosa". O texto dedica particular atenção aos pobres, marginais e deficientes, para que "a inculturação da Bíblia toque todos os povos da terra".

Participaram deste Sínodo aproximadamente 400 pessoas: 253 padres sinodais – representando cada continente - 41 peritos (de 23 países), 37 auditores (de 26 países) e representantes de 10 Igrejas e comunidades eclesiais não católicas. Também a presença das mulheres foi um traço marcante na assembléia: participaram 25 mulheres – sendo 6 peritas e 19 auditoras.

B.M.


Nenhum comentário: