sábado, 18 de julho de 2009

Arquidiocese ganha novo arcebispo

A Santa Sé informou no dia 1º de Julho que Bento XVI nomeou novo bispo para a arquidiocese de Olinda e Recife. Dom Antônio Fernando Saburido, atual bispo de Sobral (Ceará), sucederá Dom José Cardoso Sobrinho, que renunciou por motivo de idade, de acordo com norma do Código de Direito Canônico.

“Essa diocese já tem mais de três séculos. Desde o começo até hoje, é a primeira vez que um filho desta arquidiocese se torna arcebispo dessa arquidiocese. Isso é uma coisa maravilhosa”, disse Dom José Cardoso Sobrinho.

Dom José colocou o cargo à disposição de Bento XVI no ano passado, em atendimento à exigência do Cânon 401, parágrafo 1º, que prescreve a renúncia do bispo ao completar 75 anos. Dom José completou 76 anos no dia 30 de Junho.

A Arquidiocese de Olinda e Recife responde pelos fiéis da Igreja Católica Apostólica Romana em 19 municípios de Pernambuco: Abreu e Lima, Amaraji, Araçoiaba, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Escada, Igarassu, Ilha de Itamaracá, Ipojuca, Itapissuma, Jaboatão dos Guararapes, Moreno, Olinda, Paulista, Pombos, Primavera, Recife, São Lourenço da Mata e Vitória de Santo Antão. Por isso é uma «arquidiocese», e não simplesmente «diocese», com um «arcebispo» à frente, e não simplesmente um «bispo».

Quem é Dom Fernando Saburido?
Segundo nota difundida pela CNBB, o novo arcebispo de Olinda e Recife tem 62 anos, é pernambucano de Cabo de Santo Agostinho e foi ordenado padre pela Ordem de São Bento (OSB) em 1978.

Nomeado bispo auxiliar de Olinda e Recife, recebeu a ordenação episcopal em Agosto de 2000 e, em 2005, foi nomeado bispo da diocese de Sobral. Dom Antônio Fernando já foi presidente do Regional Nordeste 2 da CNBB. Seu lema episcopal é «Secundum Verbum Tuum», que significa «Segundo a tua palavra».

Em comunicado difundido em seguida desde a Arquidiocese de Sobral, Dom Fernando declarou:
Conto muito com o apoio e colaboração de todos, para juntos darmos prosseguimento à missão e reforçarmos a construção de uma Igreja ministerial, de comunhão e participação, a serviço do Reino de Deus, especialmente, voltada para os interesses dos mais pobres e necessitados.

Quero colaborar para a construção de uma Igreja profética, inserida neste mundo secularizado, cheio de problemas e de grandes desafios. Nele, vislumbramos muitas razões para nos alegrar. Devemos, pois, manter o entusiasmo e caminhar na esperança, sem duvidar, na certeza da presença do Deus que caminha conosco.

Considero graça especial a feliz coincidência de estar sendo chamado para Olinda e Recife no ano do centenário de nascimento do carismático Dom Hélder Câmara, além de estar celebrando o Ano Sacerdotal convocado pelo Papa Bento XVI.

Solenidade de Posse
No domingo 16 de Agosto, Solenidade da Assunção de Nossa Senhora, às 16 horas no Marco Zero. Curiosamente, nove anos após sua ordenação episcopal.

Nenhum comentário: